Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441.1076 | 34411077

Especialidades // Clínica Médica UnaVita. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

Endocrinologista

Endocrinologista

Endocrinologia e Metabologia é uma especialidade médica que trata os transtornos das glândulas secretoras de hormônios e as moléstias do metabolismo. O campo de atuação do endocrinologista é extenso, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas. Conheça as áreas de atuação do Endocrinologista para adultos:

Diabetes: alterações dos níveis de açúcar do sangue, decorrentes da falta de produção ou falha na ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas. Se você tem excesso de peso, parentes diabéticos, hipertensão ou dislipidemia, procure um endocrinologista. Você pode ser pré-diabético ou diabético!

Doenças da Tireóide: funcionamento excessivo ou insuficiente da tireóide explicam os sintomas associados a doença tireoideana. Nódulos ou aumento do volume do pescoço, nervosismo, alterações do sono e no ritmo intestinal, coração acelerado, perda ou ganho de peso, excesso de frio ou calor, podem revelar distúrbio da tireóide.

Obesidade: a obesidade representa um risco para saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de problemas, como diabetes, hipertensão, complicações cardiovasculares e ortopédicas.

Osteoporose: osteoporose é uma doença na qual ocorre uma diminuição da massa óssea e piora de sua qualidade. Isso ocasiona fragilidade óssea e maior risco de fratura. Embora a ocorrência seja maior na mulher, na pós mnopausa, também pode existir no homem. A deficiência de vitamina D, entre outros fatores, aumenta o risco de fragilidade óssea.

Colesterol e Triglicerídeos: alimentação inadequada, sedentarismo e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com tratamento correto e precoce, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.

Distúrbios da menstruação: alterações do ciclo menstrual podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequados.

Excesso de pêlos: mulheres com excesso de pêlos na face, acne ou aumento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos e devem procurar um endocrinologista.

Doenças da glândula supra-renal: estas glândulas, localizadas acima dos rins bilateralmente, produzem 4 diferentes hormônios. Aumento de peso, estrias avermelhadas, pêlos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além de escurecimento da pele podem significar problemas nas glândulas supra-renais.

Doenças da Hipófise: a hipófise encontra-se no sistema nervoso central e é responsável por vários estímulos ao funcionamento de outras glândulas dispersas no organismo. Tumores na hipófise podem levar a presença de leite nas mamas, fora do período da amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número de sapato, dores de cabeça e distúrbios visuais.

Andropausa: os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda de especialista para fazer a reposição hormonal. Saiba mais e acesse nosso Portal de Notícias