Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441.1076 | 34411077

Especialidades // Clínica Médica UnaVita. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

Coloproctologia

Coloproctologia

A Coloproctologia é a especialidade médica que trata das patologias do intestino, do reto e do ânus, como hemorróidas, fístulas, fissuras, abscessos anais, prolapso intestinal, diverticulite, doenças inflamatórias intestinais, colites, tumores de intestino, reto e ânus. O Coloproctologista é especializado não apenas no cuidados com as patologias anorretais, mas também no tratamento do câncer do reto e dos cólons, nas Doenças Inflamatórias Intestinais (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa), além da constipação intestinal, HPV e condiloma anal, incontinência anal, pólipos intestinais, entre outras afecções.

O que são hemorróidas?

Vasos hemorroidários são vasos sanguíneos normais existentes no final do reto, chamado de canal anal, que ficam junto ao ânus e têm a função de levar irrigação sanguínea para a região do ânus. A doença hemorroidária, mais conhecida como hemorróida é a alteração desses vasos sanguíneos, que ficam dilatados, aumentados de tamanho, como varizes por exemplo.

Essa dilatação pode provocar dor, sangramento ao evacuar, sensação de peso no reto, vontade de ir ao banheiro constantemente, sensação de evacuação incompleta, ou pode não dar sintoma nenhum.

Quando a hemorróida é muito grande, pode haver a exteriorização do vaso durante a evacuação, e a sensação é de que existe uma saliência, um caroço no ânus após a evacuação. Esse fenômeno é conhecido por prolapso, que é a exteriorização da hemorróida através do ânus.

O tratamento das hemorróidas pode ser clínico, com pomadas e anti-inflamatórios, que vão aliviar os sintomas, mas não fazem a hemorróida regredir.

Quando os sintomas são muito intensos e o tratamento clínico não é eficaz, a cirurgia é o tratamento para esses casos. A coloproctologia atende nesses casos.

A doença hemorroidária pode voltar mesmo após o tratamento cirúrgico, independente do método utilizado, pois novos vasos sanguíneos podem se formar nessa região, formando novas hemorróidas.

O que é fissura anal?

Fissura anal é uma pequena ferida que se forma na borda do ânus, como uma rachadura na pele, e os sintomas são dor e sangramento às evacuações. Em geral, seu aparecimento está relacionado ao mau funcionamento do intestino, prisão de ventre, fezes muito ressecadas, mas pode ocorrer mesmo em indivíduos com hábito intestinal normal.

O tratamento da fissura pode ser clínico ou cirúrgico.

Na fissura aguda, aquela que apareceu há poucos dias, sem história semelhante prévia, o tratamento clínico geralmente é eficaz. Quando ela se torna crônica e o tratamento clínico não funciona, faz-se necessário o tratamento cirúrgico.

A avaliação clínica e o exame físico detalhado são fundamentais na determinação do diagnóstico e tratamento das doenças do ânus.

O que é fístula anal?

Fístula anal é uma ferida que aparece na parte externa do ânus, em geral como um pequeno caroço do tamanho de um grão de arroz, através do qual saem pequenas quantidades de secreção, pus, às vezes gotinhas de sangue, e que não cicatriza nunca.

Geralmente, começa como um abcesso (furúnculo) na região do ânus que se rompe e forma a fístula. O abcesso tem origem nas glândulas produtoras de secreção existentes no final do reto, que se inflamam e acumulam secreção, até que se rompem espontaneamente ou por uma pequena cirurgia.