Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441.1076 | 34411077

Exames // Clínica Médica UnaVita. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

Balão Intragástrico

Balão Intragástrico

O balão gástrico é dispositivo de silicone que é colocado no estômago por endoscopia, na própria clínica e tem o objetivo de ocupar espaço no estômago, dessa forma aumentar a sensação de saciedade, provocando emagrecimento de forma saudável.

É uma cirurgia?

Não, é um procedimento endoscópico, considerado minimamente invasivo. A colocação dura cerca de 20 minutos e a retirada 40 minutos. Não há nenhum corte e não deixa cicatrizes. O procedimento é feito com o paciente dormindo, sob sedação aplicada por um médico anestesista.

Quem pode colocar?

Pessoas com sobrepeso e obesidade, após avaliação médica. A Anvisa liberou a colocação de balão intragástrico para pessoas com o IMC acima de 27.

O que é IMC?

Índice de Massa Corporal. É o numero que resulta da seguinte conta: seu peso (em kg) dividido pela sua altura (em cm), dividido novamente pela sua altura (em cm).

Como é o tratamento?

O tratamento consiste no acompanhamento por 6 meses de uma equipe de vários profissionais que trabalham em conjunto com o objetivo de mudar os hábitos de vida do paciente. Médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores esportivos atuam de forma integrada para a melhoria da qualidade de vida do paciente.

Quais são os resultados?

O resultado esperado é em média a perda de 10 a 15% do peso corporal. Entretanto o resultado depende diretamente da adesão do paciente à dieta e exercícios físicos.

O balão pode ficar por quanto tempo?

O balão pode ficar por 6 meses, quando ele deverá ser retirado. Espera-se que nesse período ele tenha adquirido novos hábitos para evitar a recuperação do peso depois da retirada do balão. Em casos selecionados é possível colocar outro balão por mais 6 meses.

O plano de saúde cobre o tratamento?

Os planos de saúde até o momento não cobrem os custos do tratamento.

O balão pode vazar?

Há uma baixa incidência de vazamento de líquido do dispositivo, que pode ser detectado visualmente na urina (que fica verde em eventual contato com o azul de metileno do líquido utilizado para preencher o balão). Caso ocorra, a urina se tornará esverdeada e o balão precisará ser retirado.

Após a retirada do balão existe o risco de ganhar peso?

O balão intragástrico facilita as mudanças de hábito. Após a retirada do dispositivo de silicone, é fundamental que o paciente continue com os novos hábitos adquiridos rigorosamente para manter o resultado.

O balão intragástrico pode provocar alguns efeitos colaterais?

Nas primeiras 72 horas após a colocação é comum que o paciente sinta enjôo e desconforto abdominal. Isso acontece porque o organismo está em adaptação à presença do balão, por isso tomará alguns medicamentos para diminuir os sintomas. Após o período de adaptação, poderá realizar qualquer atividade física e manter uma vida normal, muito mais ativa do que antes.