Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441.1076 | 34411077

Notícias // UnaVita Clínica Médica. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

Sucos cítricos auxiliam na prevenção das pedras nos rins
09 de Novembro, 2015

Sucos cítricos auxiliam na prevenção das pedras nos rins

A formação do cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins, em pessoas predispostas está ligada diretamente à alimentação. Uma dieta rica em proteína animal e sal e pobre em ingestão de água propicia seu aparecimento. De acordo com a cartilha do Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia, suco de frutas cítricas, como limão, protegem o organismo da formação de pedras renais. “Para prevenir o problema, além da mudança de hábitos alimentares, é preciso fazer exercícios e perder peso”, afirma o urologista Sílvio Fernandes Timponi, coordenador do ambulatório de Cálculo Urinário da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo os especialistas, saber a composição do cálculo é importante para definir uma dieta preventiva mais eficiente. Cerca de 80% das pedras são formadas por cálcio. Também existem os cálculos formados por ácido úrico. Entre os tratamentos para o problema estão métodos endoscópicos pouco invasivos e energia laser para fragmentação de todos os tipos de cálculos urinários. “Além disso, tratamentos mais consagrados como a litotripsia extracorpórea (energia de onda de choque aplicada ao cálculo urinário sem cortes ou uso de endoscópios) também receberam contribuições tecnológicas que tornaram os métodos mais adequados ao paciente”, diz o urologista coordenador do Centro de Litotripsia AME-SBO/UNICAMP, Renato Nardi Pedro. Dicas de prevenção: done-2  Beba no mínimo 2 a 3 litros de líquidos por dia done-2  Use o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos e não adicione sal na comida done-2  Prefira os alimentos integrais aos refinados done-2  Consuma legumes cozidos ou crus e verduras de folha done-2  Consuma pelo menos 3 a 4 frutas ao dia Evite: done-2  Azeitonas, bacalhau, salgadinhos, queijos amarelos, temperos e molhos prontos (catchup, mostarda, shoyu, caldos concentrados, molho inglês, sopas de pacote, cubos de caldos de carne e outros), produtos com glutamato monossódico, embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, paio, carne seca) done-2  Conservas (picles, azeitona, aspargo, palmito, milho, patês, algas, chucrutes, maionese pronta) done-2  Enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha, seleta de legumes e outros) done-2  Carnes salgadas (charque, camarão seco, defumados) done-2  Salgadinhos para aperitivos (batata frita, amendoim salgado, castanhas, chips) done-2  Bolachas salgadas, recheadas, margarina ou manteiga com sal, requeijão normal ou light done-2  Café, bebidas achocolatadas e chocolate, chá preto, mate ou verde, espinafre, nozes, mariscos e frutos do mar. Esses alimentos contribuem para a formação de cálculos, pois são ricos em oxalato. Portanto, use com moderação.