Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441-1077 | Principal
(16) 3441-1076

Notícias // UnaVita Clínica Médica. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

Setembro Verde: Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino.
30 de Agosto, 2020

Setembro Verde: Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino.

Este câncer pode ser evitado em 90% dos casos, mas, com o passar dos anos, faz cada vez mais vítimas no Brasil. Em algumas regiões, sobretudo no Sudeste, ocupa o segundo lugar em incidências de óbito, no caso das mulheres, só perdendo para o câncer de mama.

Quase sempre, o CCR surge como um pólipo (lesão frequentemente benigna) que cresce na parede do intestino e que pode se tornar um câncer caso não seja diagnosticado e retirado a tempo. Retirando o pólipo podemos agir de forma precoce para prevenir o câncer.

É altamente curável. Mas, é preciso ressaltar que, apesar da sua incidência aumentar no mundo inteiro, infelizmente no Brasil ainda os índices de cura não ultrapassam 50%, pois a maioria dos doentes são tratados em fase já bastante avançada.

Além de identificar precocemente, existem meios de se prevenir esse câncer. Para isto, são necessárias modificações no estilo de vida, com a adoção de alguns hábitos saudáveis que podem fazer a diferença ao longo dos anos.

Para que ocorram mudanças de prevenção e cuidados é necessário Conhecimento, Educação e Informação acessíveis a toda população!

Medidas para ajudar a prevenir o câncer de intestino:

  • Inclua muitas fibras na sua alimentação (de 25g a 30g por dia). Os alimentos ricos em fibras são: frutas frescas, vegetais e cereais integrais (aveia, farelo de trigo, grãos, etc.).
  • Prefira sempre os alimentos com fibras. Até em biscoitos e barras energéticas você pode encontrar opções que contêm fibras.
  • Coma cerca de duas xícaras e meia de frutas e verduras todos os dias.
  • Reduza a quantidade de gordura, principalmente as de origem animal (carne vermelha e queijos).
  • Evite o álcool, combata a obesidade e não fume.
  • Caso tenha mais de 50 anos, faça uma colonoscopia de screnning.
  • Caso você tenha algum dos sintomas descritos neste site, procure seu médico e faça os exames de prevenção. Quando detectado no começo as chances de sobrevivência são em torno de 90%.

Fonte: https://campanhasetembroverde.com.br/