Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441-1077 | Principal
(16) 3441-1076

Notícias // UnaVita Clínica Médica. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

SBEM Alerta sobre Uso da Dexametasona
19 de Junho, 2020

SBEM Alerta sobre Uso da Dexametasona

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) vem acompanhando atentamente todas as pesquisas e notícias relacionadas à evolução da pandemia pelo novo coronavírus.

Dentre as publicações recentes sobre o tema, os resultados do Estudo Recovery (Randomised Evaluation of COVID-19 Therapy), chamam a atenção. Os responsáveis pelo estudo publicaram uma breve nota com os principais resultados, ressaltando que o artigo com os dados completos está em fase final de redação.

O estudo foi conduzido em 175 centros no Reino Unido e envolveu mais de 11.500 pacientes. Foi observado que a dexametasona na dose de 6,0 mg/dia utilizada, por 10 dias, demonstrou uma redução de mortalidade da ordem de 20 a 35% em pacientes hospitalizados por Covid-19 que necessitaram de terapia com oxigênio.

Os dados também demonstraram que a mesma terapia com dexametasona não se mostrou eficaz em reduzir a mortalidade em pacientes que não necessitaram de terapia com oxigênio.

Portanto, não há qualquer indicação para uso preventivo ou ambulatorial da dexametasona em pessoas assintomáticas ou com quadros leves da Covid-19. Deve-se enfatizar que o referido trabalho até o momento não foi submetido à revisão e, consequentemente, ainda não foi publicado.

Saiba mais em: SBEM - Notícias

Clique e veja mais notícias da Clínica UnaVita.