Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441-1077 | Principal
(16) 3441-1076

Notícias // UnaVita Clínica Médica. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

Psicologia Clínica. O que é e quando buscar ajuda?
29 de Maio, 2021

Psicologia Clínica. O que é e quando buscar ajuda?

A Psicologia Clínica é uma área de atuação do psicólogo que se utiliza de métodos e técnicas para conhecer a realidade psíquica e comportamental de um sujeito, ou grupos de pessoas, com intervenções sistematizadas para a promoção de mudanças duradouras, cuja finalidade é a promoção da saúde mental e do bem-estar individual e coletivo.

Os atendimentos podem ser individuais, de casal, em família ou grupos de pessoas e a clientela varia desde o público infantil até pessoas passando pelo processo de envelhecimento.

As demandas são absolutamente heterogêneas: há aqueles que estão passando por problemas existenciais mais focais, ou enfrentando períodos difíceis e que precisam de um suporte, ou necessitando de um auxílio para reorganizarem suas vidas, ou sofrendo com psicopatologias francas, até mesmo que buscam respostas sobre sua sexualidade, sobre seus relacionamentos interpessoais, sua dinâmica familiar, outros buscam ser acolhidos em situações de luto e de readaptação.

  • O que faz um Psicólogo Clínico e Onde ele Trabalha?

O psicólogo clínico não prescreve medicação, esta é uma atribuição dos médicos psiquiatras. O principal instrumento do Psicólogo é a escuta (empática e sem julgamentos) e a intervenção num set terapêutico, que pode ser um consultório, a casa do cliente ou onde surgir a necessidade de atendimento, lembrando que é garantido o sigilo profissional; o seu modo de trabalho vai variar de acordo com a sua abordagem teórica.

Leia mais notícias no Blog da Clínica UnaVita