Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441.1076 | 34411077

Notícias // UnaVita Clínica Médica. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

Inimiga da dieta, sopa instantânea tem sódio demais e nutrientes de menos
24 de Julho, 2015

Inimiga da dieta, sopa instantânea tem sódio demais e nutrientes de menos

Sim, elas são uma opção superprática para quem tem pouco tempo para preparar os alimentos. E sim, elas não fazem nenhum bem a sua saúde. Pelo contrário, se consumidas em excesso podem até ser prejudiciais. No inverno é comum que as pessoas caiam em tentação e apelem para as sopas instantâneas para se alimentarem e aplacarem o frio. Entretanto, antes de incluir esse tipo de comida na sua dieta, você precisa saber dos danos que ela pode causar ao seu organismo. "O maior perigo do consumo da sopa instantânea é a presença excessiva de sódio, que pode dificultar o funcionamento de órgãos como coração e rins, fundamentais para a adequada circulação do sangue", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia. O pior é que o perigo não para por aí. O site Minha Vida, especializado em saúde, alimentação e bem-estar, aponta ainda outros prejuízos que as sopas instantâneas oferecem, tanto para sua saúde quanto para sua dieta: Excesso de sódio Incluir essa sopa na dieta vai fazer você estourar o limite de sódio recomendado por dia. Para manter a saúde cardiovascular em dia o consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de cerca de 2 gramas diárias de sódio - isso se você não tem hipertensão, porque nesse caso a quantidade deve ser ainda menor. Um envelope individual dessas sopas (como aquelas versões de caneca) contém entre 500 e 800 mg de sódio. Ou seja, pelo menos 25% das suas necessidades diárias. O consumo excessivo de sódio faz o coração e os rins trabalharem muito mais para conseguir manter a pressão estável, o que, em longo prazo aumenta o risco de hipertensão, infarto e derrame. São pobres em nutrientes Como são desidratados ou liofilizados os nutrientes presentes nas sopas correspondem a uma parcela tão pequena da composição que não fazem diferença no valor nutricional do alimento, que é basicamente formado por amido ou fécula. Falso amigo da dieta Não se engane: 70, 80, 90, no máximo 100 calorias. A baixa quantidade de calorias dá a falsa ideia de que as sopas industrializadas têm tudo a ver com a sua dieta e serão suas aliadas na hora de eliminar os quilinhos. Por ser rico em sódio, além de desencadear a sede, pode gerar dificuldade em eliminar os líquidos e inchaço. O perigo dos realçadores de sabor O glutamato monossódico é um realçador de sabor presente nas sopas de saquinho e em outros alimentos industrializados. Essa substância também pode provocar hipertensão, além de trazer outros problemas à saúde como piorar disfunções de aprendizado, favorecer o Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson. Algumas pesquisas afirmam que o glutamato monossódico pode gerar dependência, uma vez que se assemelha a neurotransmissores e estimula receptores específicos da língua humana. Aditivos nada saudáveis Apesar da regulamentação feita pela ANVISA, ainda é difícil encontrar algum fabricante que especifique as quantidades de conservantes, corantes e aromatizadores presentes em seu produto, tornando assim, impossível afirmar se ele é saudável ou não. Muita gordura no pacotinho As gorduras totais do produto somam 2,5 gramas em embalagens de 20 gramas. Substituir, com frequência, uma refeição por sopas desse tipo pode favorecer o aumento do triglicérides. Algumas marcas podem não apresentar gordura na composição, mas mesmo assim continuam pobres em nutrientes. Sabor duvidável Sopa de legumes, caldo de feijão, creme de mandioquinha com carne... Com um processo de industrialização tão intenso fica difícil sentir o sabor dos ingredientes da sopa, até porque há mais química e sódio do que matéria-prima nesses produtos. Pode até dar um pouquinho de trabalho, mas uma sopa caseira pode ser feita com os ingredientes e temperos que você mais gosta, permitindo a degustação de cada um deles. Além de mais saudável, fica muito mais gostosa. Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar