Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441-1077 | Principal
(16) 3441-1076

Notícias // UnaVita Clínica Médica. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

É seguro compartilhar seus fones de ouvido?
21 de Setembro, 2022

É seguro compartilhar seus fones de ouvido?

Se você é daquelas pessoas que emprestam ou pegam emprestado fones de ouvido, especialmente os modelos intra-auriculares, deve tomar cuidado com o que você pode estar colocando no corpo.

O compartilhamento dos fones com outras pessoas não é indicado porque, além dos micro-organismos, a flora auditiva varia de pessoa pra pessoa e há o risco de pegar uma infecção.

Uma pesquisa realizada pela faculdade de biomedicina da Devry Metrocamp, em Campinas, constatou a contaminação por aproximadamente 10 mil fungos e bactérias, que podem causar de coceiras e micoses até infecções mais graves, incluindo risco de perda de audição. 

Se a pele se encontra sadia e a imunidade do corpo estiver boa, o canal do ouvido consegue se proteger da presença destes micro-organismos. Mas, se a pele está ferida, com descamação, espinhas, ou mesmo machucados — como ocorre após cutucar com cotonetes ou outros objetos como grampo ou tampa de caneta — ela pode sofrer pequenos traumas que servem como porta de entrada para os micro-organismos.

Para evitar complicações temos que ter alguns cuidados como:

  • Primeiramente, manter a mão limpa, pois é ela que leva os germes ao fone de ouvido.
  • Manter estes acessórios higienizados com álcool ou outro desinfetante, tomando o cuidado de secar bem antes de colocar em contato direto com a pele. 
  • Compartilhar fones de ouvido também deve ser evitado. 
  • Evitar usar com o canal do ouvido ainda úmido após o banho ou logo após natação. 

O tratamento dos males provocados à saúde pelo uso de fones não é algo tão simples. Se estiver sentindo dor de ouvido, coceira excessiva, diminuição de audição, procure um otorrino imediatamente.