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Como é a sua noite de sono? Veja dicas para conseguir dormir bem
30 de Julho, 2015

Como é a sua noite de sono? Veja dicas para conseguir dormir bem

Como é a sua noite de sono? Agitada, calma... Ou você tem insônia? O Bem Estar mostra os benefícios de uma boa noite de sono. Dormir bem pode combater o câncer e evitar a obesidade, por exemplo. Existem alguns truques para a gente dormir bem. Tentar dormir sempre no mesmo horário e fazer refeições leves à noite, por exemplo. Você também precisa diminuir as luzes. Isso vai estimular a melatonina, o hormônio do sono. E qual a relação do sono com a obesidade? A falta de melatonina pode causar diabetes e obesidade. Estudos mostram que pessoas que sofrem de síndrome metabólica têm níveis mais baixos de melatonina. As síndromes metabólicas alteram a capacidade da glândula pineal de secretar o hormônio do sono, o que leva as pessoas a dormirem mal. Câncer Dormir bem também ajuda a combater o câncer. Isso porque o hormônio do sono tem efeitos anticâncer. Ele pode inibir a formação de vasos sanguíneos tumorais, induzir a parada do ciclo celular do tumor, induzir a morte programada do tumor e inibir a proliferação das células tumorais. De acordo com o endocrinologista Bruno Halpern, alguns estudos sugerem que a diminuição da produção de melatonina pode causar câncer de mama. Alguns cânceres de mama são estrógeno dependentes (o tumor cresce na presença de estrógeno). A melatonina inibe a produção de estrógeno. Por isso, manter o hormônio do sono em níveis normais ajudaria a evitar o câncer de mama. O sono ruim piora o estado de saúde de uma pessoa com câncer. Ela sente maior depressão, mais distúrbio do humor, mais fadiga, maior percepção dos sintomas do câncer e maior percepção dos efeitos do tratamento. Por isso, tente sempre ter uma boa noite de sono!   Fonte: g1.globo.com/bemestar