Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00

(16) 3441-1077 | Principal
(16) 3441-1076

Notícias // UnaVita Clínica Médica. Bem-estar do paciente e atendimento diferenciado.

5 dicas de como aliviar azia e queimação
13 de Março, 2023

5 dicas de como aliviar azia e queimação

A sensação de queimação no estômago e na garganta normalmente é causada pela má digestão e refluxo, que é quando o conteúdo que está no estômago, acaba subindo pelo esôfago causando esse desconforto, que tende a piorar ao deitar.

Para reduzir o desconforto causado pela azia e queimação, e ainda diminuir a intensidade e frequência as crises, algumas estratégias podem ser usadas. Confira algumas dicas! 

1. Remédios caseiros como: suco de batata crua, suco de couve e maçã, comer uma maçã ou pêra sema casca.

2. Remédios de farmácia

Em alguns casos, o médico pode recomendar a utilização de medicamentos antiácidos, como hidróxido de magnésio ou bicarbonato de sódio, inibidores da produção de ácido, como omeprazol, aceleradores do esvaziamento gástrico, como a domperidona ou protetores gástricos, como o sucralfato, por exemplo.

*Estes medicamentos só devem ser tomados sob orientação médica, pois possuem contraindicações e efeitos colaterais.

3. Comer mais devagar

Comer uma refeição grande rapidamente pode colocar muita pressão em seu estômago. Só isso pode fazer com que o ácido do estômago suba para o esôfago.

4. Beber água

Beba muito de sua ingestão diária de água entre as refeições e beba menos durante as refeições. Isso o ajudará a prevenir um estômago cheio durante as refeições.

5. Identifique alimentos que podem causar azia

Alguns alimentos comuns e problemáticos são cítricos, chocolate, produtos de tomate, hortelã, cebola, alho, álcool e alimentos fritos ou picantes.

Caso a azia e queimação persistam mesmo após a realização do tratamento indicado e cuidados necessários, é recomendado uma consulta com um gastroenterologista.